terça-feira, 3 de julho de 2007

Imagem é tudo

Desde janeiro passado, quando no encontro anual da Apple com a imprensa Steve Jobs apresentou a idéia do iPhone para o mundo, clientes potenciais e adoradores da marca começaram uma contagem regressiva para o dia do lançamento do novo e revolucionário (assim falam os especialistas) aparelho de telefonia celular. Onze mil artigos impressos e 69 milhões de hits de busca no Google depois, o iPhone Day chegou na sexta -feira, dia 29/06. Das 18h de sexta até ontem, 700 mil unidades foram vendidas nas lojas da Apple e nas 1.800 lojas da AT&T, provedora exclusiva das serviços do iPhone nos EUA. Teve gente que ficou na fila durante 30 horas ou mais. Alguns clientes preferiram não dormir no sereno e pagaram a outras pessoas, desempregados na sua maioria, para ficarem na fila. Em algumas lojas da AT&T o produto já está em falta e para completar, a AT&T não conseguiu ativar na hora todos os celulares em função de uma mega demanda (existem depoimentos de consumidores que ficaram 3 horas pendurado no call center da operadora). Todos os clientes queriam "brincar" com seus iPhones no segundo seguinte a compra. Houve congestionamento no sistema. Resumindo: um estrondoso sucesso de marketing.

Sem dúvida a Apple, na figura de seu co-fundador e CEO Steve Jobs, sabe o que faz quando cria gadgets eletrônicos totalmente inovadores que não só inauguram categorias novas de produto, como por exemplo o iPod, como revolucionam todo o mercado. Com o iPhone, os antigos celulares - já podemos chamá-los assim?- vão ter que correr atrás para ter a mesma presença no mercado. E eu não falo só de design ou participação em vendas. Mas principalmente, de imagem. Porque no mundo do marketing não há outra razão para uma pessoa se instalar na rua, em frente a uma loja durante dois dias direto, sem ter com a Marca, isto é, com o que melhor representa a imagem da empresa, uma relação de amor e confiança de que tudo vai dar certo. Mesmo com a demora, mesmo com o tumulto, mesmo com a falta de estoques, mesmo não conseguindo habilitar a linha na hora, mesmo, mesmo, mesmo.

Leia aqui o artigo de Douglas Pogue, jornalista do International Herald Tribune que testou o iPhone antes de seu lançamento.

8 comentários:

a disse...

Lice,

Bom dia.

Como é bom ver uma amiga de talento por aqui; mais que talento: tem dom para o assunto, como poucas pessoas.

Fiquei profundamente feliz em saber que agora vou poder ler seus artigos, visões e percepções do "mercado". Esteja certa:

"Eu leio, sim, pois sou assíduo leitor de blogs, especialmente os originais e que tem o que dizer."

Não sei se tenho espaço no seu, Lice, pois você sabe que o meu blog é de humor [sou de direita], crítica política através do humor contundente, ácido, mesclado com o surrealismo.

Temos a mesma formação, mas reconheço em você, atributos que poucos profissionais conseguem desenvolver ao longo de sua carreira na área de propaganda e marketing, já que você é vérsatil, criativa e ousada.

Tenho certeza que seu blog será um excelente ponto de realização e difusão de idéias, não restrito apenas ao seu setor porque você é super antenada com a interconexão e a multi-relação, pois, embora mancando, quem lida com a comunicação deve compreender informação é ouro.

Parabéns pelo empreendimento literário digital. Torço por você, sempre!!!!!

Beijo super carinhoso,

Abração,

P.S.: Bagli&Blog é a minha marca. Este é o meu nome, tá? rs...

a disse...

Lice, como disse..., sou chato! rs...

O Brasil, e nele incluo os letrados e iletrados, não tem consciência do processo gramisciano em ação através do regime fundamentalista e imoral do PT majoritário.

Sugiro a você, a pertinente leitura de:

"O bolivarianismo de Lula: como o PT pretende fazer da Rede Globo a sua RCTV
04 de julho de 2007"

em...

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2603&Itemid=1

Bjs,

Joy disse...

Oi Tuzy!
Boa sorte na sua nova atividade.
Tudo de bom!!!
bjs

Nithia disse...

Tia deixando um post pra dizer que li de novo e achei otimo. Nao sei qual e a desse iPhone mas espero que ele revolucione os telefones celulares que eu particularmente adooooro. Eu compro o que ive mais funcoes p eu mexer.
Muito bom vou ler semrpre.
Bjos!

a disse...

Lice, boa tarde.

Este texto, embora um pouco longo, é bastante fértil para discussões adacêmicas.

http://www.diegocasagrande.com.br/index.php?do=Wm14aGRtOXlKVE5FYldGdVkyaGxkR1Z6SlRJMmFXUWxNMFF4TlRVMU1qUkxRUT09WnhQMko

Bjs,

Unknown disse...

Olá, Tuzy,

Parabéns pela iniciativa de entrar na blogosfera. Além de ser seu colega de trabalho também sou blogueiro. Acredito que os blogs são uma execelente ferramenta de comunicação e de interatividade. Mantenho dois blogs no ar. O http://marcio-comunicacaoempresarial.blogspot.com e o http://diariodeumdoutorando.blogspot.com Passe lá para fazer uma visita. Forte abraço, Marcio

Unknown disse...

Adoro. Um amigo meu que comprou o I-phone tem brincando bastante com seu novo gadget. É isso ai...

adorei o blog,

beijos, Maria Amaral

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado