sexta-feira, 13 de julho de 2007

Chefes de tudo

Na edição de julho da revista Época Negócios tem uma notinha na seção Inteligência que me chamou atenção. A nota fala sobre os "cargos da moda" nas grandes corporações que criaram novas funções para mostrar ao mercado que estão sintonizadas com os novos tempos. São os CTO, CRO, CIO e CPI. Tem também os CDO e os CEO - que não é o importante cargo de CEO (presidente) da empresa. S.A.C.O.U.?

Bem, vamos lá, devagar. Eu explico. O 'C' sempre é o chief, sem necessidade de tradução. O 'O' no final de cada sigla corresponde a office que quer dizer empresa, basicamente. Então, o cargo é de chefia. Mas o diferente está do que a pessoa é chefe. O CTO é chefe de talentos (antigo RH?) e o CRO de reputação (??); o CIO é de inovação (antigo pesquisa & desenvolvimento?) e o CPI, diretor de privacidade (???). Em algumas empresas ainda temos o CEO, diretor de ética e o CDO, de diversidade.

Por que fico com a impresão de que tudo isso não passa de.......nada?! Nomes pomposos para "novos" cargos, como diretor de diversidade ou ética, não demostram para o mercado que a empresa está preocupada internamente com estas questões . Na verdade, pode até parecer ao contrário. Ao instituir uma pessoa só para cuidar de sua Ética, o mercado pode entender que se não tem alguém cuidando disso dentro da empresa a postura ética vai para o brejo!

Nos dias de hoje, diversidade e ética, principalmente, são posturas corporativas que devem simplesmente permear toda as atividades da empresa e de seus colaboradores - funcionários, estagiários, tercerizados, voluntários, fornecedores, prestadores de serviço e etc - com transparência e seriedade, sem que se precise de um xerife (ou chief, no caso) para tomar conta.


Saiba mais sobre ética empresarial no site do Instituto Ethos

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maria Alice,

Parabéns pelo blog!

Informações importantes, sob a sua preciosa (inteligente, charmosa, antenada) ótica!
E, melhor de tudo, com texto saborosíssimo! Visitarei e recomendarei!

Lembrei-me de um papo nosso, na cafeteria da Livraria da Travessa: você cheia de idéias sobre assuntos relacionados ao marketing que precisavam ser discutidos. Realização de projetos e sonhos em grande estilo!

Beijão

Liseane Morosini disse...

comentário interessante, Alice. e oportuno. bj.