quinta-feira, 28 de junho de 2007

Leitura de férias

Começo de férias, tempo de limpar a mesa do escritório. Com não tenho muito espaço, faço uma troca de livros, mais ou menos como os europeus fazem com as roupas da estação: saem os livros de dar aula e entram os livros para leitura nas férias. Com o ambiente pronto, entrei na clima e comecei a ler A cauda longa: do mercado de massa ao mercado de nicho (Elsevier,2006), de Cris Anderson, desde 2001 editor-chefe da revista Wired. O livro é sobre como a tecnologia, especialmente a internet, está mudando, ou melhor revolucionando, as atividades comerciais e portanto, a economia, ao tranformar o mercado de massa em pequenos nichos de mercado. Em sua pesquisa, Anderson pode perceber que o espaço ilimitado das "prateleiras" on-line, somada a abundância de informações e a facilidade da distribuição (download) proporcionam aos clientes uma possibilidade de seleção também ilimitada. Desta forma, o mercado que antes funcionava fabricando poucos sucessos, os hits, para muitas pessoas, atualmente com a internet trabalha com uma oferta ilimitada de produtos para serem adquiridos por pequenos grupos de clientes - nichos - interessados em qualquer coisa disponível on-line. A lucratividade nesta nova economia não está em vender muito de poucas coisas e sim em vender pouco de muitas coisas, atendendo a nichos que buscam interesses individuais, sejam eles quais forem. E aí a "cauda longa" do título: nós temos na indústria muito mais bens, culturais ou não, que não são sucesso arrebatadores dos que são bem sucedidos. O volume dos nichos está no conjunto deles e não em cada produto em si. E pelo visto, na nova economia os não-hits, aqueles que não seguem as tendências do mercado de massa, não têm distribuição em larga escala, não são feitos por bandas/autores/atores celebridades e etc., têm maior saída que os hits. Quem já viu o clip da música "Vai tomar no cú" no Youtube sabe do que o autor está falando.

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