segunda-feira, 9 de julho de 2007

Mix Mídia

Filmes de 30”, canais pagos, horário nobre, a atenção focada dos consumidores. O outdoor que cabe em 27m2, o spot (só) para rádio e o vídeo (mais que) perfeito, as promoções com cupons. Já eram.

O Festival Internacional de Publicidade de Cannes 2007 , um dos mais importantes festivais de publicidade do mundo, se rendeu a convergência das mídias e premiou com Grand Prix peças tanto eletrônicas quanto impressas que foram veiculadas em meios até então separados pelo formato. Explico: são nove diferentes competições em Cannes que avaliam e premiam peças impressas, vídeos/ filmes, spot, marketing direto, cyber, promoção, entre outras. Este ano o Grand Prix de filme foi entregue a um vídeo que foi originalmente feito e veiculado na internet e que na sua categoria (Cyber) também já tinha ganho o prêmio máximo. Um outro exemplo: a peça que recebeu o Grand Prix do Media Lion também faturou dois bronzes em duas outras categorias, no Promo Lions e em Direct. Nesta linha, o premiado em Outdoor poderia também ter sido o vendedor em outras áreas, como Cyber ou Media, por ser um "outdoor instalação" que capta energia solar e a redestribui para residências sul-africanas.

A nova publicidade não trabalha mais com peças estanques, fechadas em si mesmas. A idéia de propagação (do lat. propagare, propaganda) da informação está cada dia mais forte com campanhas que são pensadas não para se esgotar na primeiro fligth de mídia, mas para seguir sendo disseminadas por todo este "mix midiático" da tecnologia digital.

Veja aqui os vencedores de Cannes 2007

Um comentário:

Liseane Morosini disse...

Legal. Gostei. De resto, e puxando sardinha para a minha área, Cannes trouxe o outdoor engajado socialmente e Al Gore, alertando os publicitários sobre suas responsabilidades. Daqui para frente, marcas que querem chegar mais perto do consumidor terão que ser ou mostrar que são engajadas no aspecto social ou ambiental. É caminho sem volta. Bj. Longa vida ao Coisas de Mercado.